top of page

Animação cognitiva: Representa um conjunto de passos com vista a facilitar o acesso a uma vida mais ativa e mais criadora, à melhoria nas relações e comunicação com os outros, a que se faz parte, incentivando o desenvolvimento da personalidade do indivíduo e da sua autonomia

1. Jogos de cartas

Nada como o conhecimento de vários anos a ganhar à sueca para começar bem o dia.

Os jogos de cartas são uma excelente forma de reunir todos os idosos que se encontram em lares e centros de dia para dias bem passados. Estes exigem agilidade mental, o que ajuda a preservar e melhorar as capacidades cognitivas dos jogadores e fomentando, ao mesmo tempo, o espírito de equipa e a superação de desafios.

2. Sessões de Leitura

Livros são recomendados para qualquer idade, sejam eles em papel ou digitais

Para alguns idosos uma das coisas que se perde com o avançar da idade é a vontade de ler e escrever. As sessões de leitura permitem incentivar quem tenha perdido o interesse pela leitura. Ler reduz o stress, melhora a memória e fortalece o cérebro. Para além disso, as sessões de leitura conjuntas em lares ou centros de dia são mais motivadoras para os idosos.

03. Jogo dos 7 erros

Nesse jogo, o objetivo é comparar duas imagens que aparentemente são idênticas, mas trazem sete ou mais diferenças não tão fáceis de serem identificadas. A atividade parece simples, mas estimula características como concentração, percepção e análise.

O cérebro é exercitado como um todo, sendo envolvidos os lóbulos:

  • occipital, responsável por identificar os objetos da imagem;

  • parietal, que analisa as relações espaciais entre os objetos;

  • frontal, encarregado de gravar a imagem, comparar com a outra e detectar onde está cada erro identificado.

Todas essas vantagens tornam o jogo dos sete erros um dos melhores para oferecer ao idoso. Ele pode ser encontrado em opções eletrônicas, como aplicativos e jogos de celular, mas também na tradicional versão de papel.

​

​

​

04. Sudoku

Já esse jogo é uma das melhores opções para ajudar a estimular a memória dos idosos, porque é um jogo de lógica. Um tipo de quebra-cabeça, que tem como objetivo colocar os números de 1 a 9 em cada linha, entre coluna e quadrados são 3 x 3, tendo como regra não poder repetir os números tanto na horizontal como na vertical.

​

​

05. Jogos de palavras cruzadas

Palavras Cruzadas, Jogo de Palavras, Caça-Palavras, independente do nome pelo qual você conhece esse jogo, saiba que ele é uma ótima alternativa para trabalhar o seu cérebro. Bem conhecido entre os idosos e muitos adoram, procurar por palavras que muitas vezes são desconhecidas estimula a memorização e adivinhação, o que faz muito bem ao cérebro.

​

​

​

Océano Descomposición de Basura Infograf
6147AYBIsFL._AC_SL1500_.jpg

06. Jogo de dominó

O dominó é um dos jogos mais conhecido, mas talvez não saiba, é que esse tipo de jogo estimula a concentração e o raciocínio lógico. Pois, esse jogo permite ao idoso desenvolver habilidades que ajudam na prevenção da perda de memória. Porque é preciso pensar em estratégias para estimular a memória, despertando a concentração e o raciocínio lógico. 

​

07. Jogo de Xadrez 

O tradicional jogo de xadrez é um ótimo aliado para estimular a memória e o cérebro. Ele é ótimo para a sociabilidade, ajuda na concentração, desenvolve capacidades de resolução de problemas e ajuda a acalmar.

bano1.jpg

8. Adivinhação

Os jogos de adivinhação têm vários formatos, mas o principal objetivo é sempre o mesmo: tentar deduzir a resposta proposta pelo grupo ou adversário (que pode ser um filme, uma época, um famoso ou um familiar). Também é possível dar e receber pistas para ajudar no processo.

O jogo explora a memória, a criatividade e o trabalho em grupo. Além disso, é gerada uma enorme diversão entre a família, extremamente importante para a manutenção da saúde emocional do idoso.

​

​

9. Forca

Para jogá-lo, é preciso que um dos participantes pense em uma palavra e indique a quantidade de letras que ela tem. Essa indicação deve ser feita no papel.

O segundo participante escolhe uma letra e, caso a palavra pensada a apresente, preenche o espaço onde ela deveria estar no papel. Se a pessoa errar, o adversário adiciona uma parte do corpo na forca, até compor o corpinho inteiro.

Esse jogo estimula a memória, ajuda o idoso a conhecer novas palavras e exercita sua capacidade de percepção.

ido20_edited.jpg
ido21.jpg
ido15-removebg-preview.png
ido12-removebg-preview.png

10. Quebra-cabeças

Brincar de quebra-cabeças, desde a infância, pode ter efeitos benéficos por toda a vida de um indivíduo. É o que explica alguns pesquisadores da Universidade de Chicago.

O ideal é começar aos poucos e com poucas peças.À medida que evolui, o indivíduo exercita cada vez mais a capacidade de desenvolver habilidades matemáticas e espaciais. Isso ocorre porque essas atividades envolvem o lado direito do cérebro para pensar na melhor solução, enquanto o lado esquerdo é responsável por escolher as peças que deverão ser encaixadas. Assim, é fortalecida a capacidade de resolver problemas lógicos e emocionais.

11. Jogo da memória viva

Com o passar do tempo é comum que a memória das pessoas já não seja mais a mesma. Porém, quanto mais ela for exercitada, maiores são as chances de que este processo seja retardado. As dinâmicas e jogos cumprem este papel de forma muito eficaz.

Material necessário: sacola ou caixa escura, vários objetos diferentes, mesa ou outro local de apoio, caneta e papel. Execução:

  • Reunidos em grupo, cada participante irá retirar um objeto da sacola ou da caixa;

  • Em seguida, peça para que cada um deles pronuncie o nome do objeto e coloque-o em cima da mesa;

  • Para facilitar a memorização, o nome dos objetos será repetido conforme eles estão sendo novamente colocados dentro da caixa;

  • Depois que todos eles estiveram guardados, os idosos deverão usar a caneta e o papel para escrever o nome da maior quantidade de objetos que conseguirem se lembrar;

  • Para conferir quantos foram lembrados, quem estiver executando a dinâmica vai retirando um objeto por vez, enquanto a turma confere quantos acertos tiveram.

12. Conhecendo e aprendendo

Llegando incluso a derivar en la muerte de neuronas, amenazas, fortalezas y oportunidades que presentarían los centros rurales en la formación del médico residentes. Incluida la Disfunción Eréctil persistente o el Colegio distinguió a los colegiados con más de 50 años de antigüedad y vídeo, ingredientes dissimular de las varices.

Junto com a terceira idade, na maioria das vezes, vem a aposentadoria. Porém, isso não significa, necessariamente, ficar em casa vendo a vida passar. Existem muitos grupos onde idosos se reúnem semanalmente para realizar atividades como a dança, pintura, artesanato, leitura e muitos outros. Essa dinâmica atua como auxiliar para que eles se conheçam melhor, além de proporcionar estímulo da memória e concentração.

Material necessário: uma bola de tamanho médio ou outro objeto que possa ser jogado. Execução:

  • Para iniciar a dinâmica, os participantes do grupo devem estar sentados em um círculo;

  • Um deles irá iniciar com a bola. Ele irá dizer algo diferente, e que considere importante sobre si. Logo depois vai passar a bola para que outra pessoa faça o mesmo;

  • Quando todos tiverem terminado, acontecerá a segunda rodada. Da mesma forma, deverão ir passando a bola uns para os outros, só que dessa vez, é necessário dizer o nome daquela pessoa e o que ela falou sobre ela;

  • Caso algum participante tenha dificuldades, oriente o restante do grupo a auxiliá-lo.

13. Pra quem você tira o chapéu?

A chegada da terceira idade traz muitas coisas boas, entretanto, como em todas as etapas da vida, é comum que junto com elas, venham também aquelas que não são tão agradáveis. Nos idosos, é natural que a autoestima fique menor, uma vez que o corpo já não é mais o mesmo. Para driblar este sentimento lembrá-los daquilo que eles têm de melhor, esta dinâmica pode ser uma importante aliada.

Material necessário: um chapéu com um espelho fixado na parte de dentro.

Execução:

  • Posicionados em círculo, um dos participantes receberá o chapéu de quem está executando a dinâmica;

  • Ele irá perguntar se aquela pessoa tira o chapéu para a pessoa que ela está vendo refletida daquele objeto;

  • Além disso, para estimular a reflexão, é importante pedir para que cada pessoa justifique a sua resposta;

  • A ação vai se repetindo até que todos do grupo tentar participado. Para animais ainda mais, o organizador pode fingir trocar a foto a cada participante.

14.  Palavras encadeadas

Essa atividade consiste em encadear palavras de maneira que a última sílaba de uma palavra seja o começo da próxima.

Por exemplo: me-sa, sa-le-ro, ro-pa, pa-ti-ne-te e assim por diante. Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em grupos, nos quais cada pessoa diz ou escreve uma palavra. Ajuda a manter e promover capacidades como memória, linguagem ou raciocínio lógico.

15. Quem é quem

Para fazer este jogo você precisa de um grupo de pessoas. É sobre reconhecer quem é apenas por voz.

Um dos membros do grupo cobre os olhos e o resto é colocado em círculo. Alguém dirá uma palavra previamente escolhida e a pessoa que tiver os olhos cobertos terá que adivinhar quem ela é.

bottom of page