top of page
Lago tranquilo

ANIMAÇÃO

ido15-removebg-preview.png

 A animação

animação e uma actividade interdisciplinare intergeracional que actua em diversas áreas e que influencia a vida do individuo e do grupo. A animação é sinónimo de vida, de movimento, deactividade. O acto de dar vida, calor

idosocial.jpg

ranking e objetivos

da animação

A animação de idosos

 

Tendo em conta os aspectos anteriormente referidos podemos alegar que umaboa animação deve dar resposta a diversos objectivos, visando nomeadamente:

 

  • Promover a inovação e novas descobertas;
  • Valorizar a formação ao longo da vida;
  • Proporcionar uma vida mais harmoniosa, atractiva e dinâmica com aparticipação e envolvimento do idoso;
  • Incrementar a ocupação adequada do tempo livre para evitar que o tempode ócio seja alienante, passivo e despersonalizado;
  • Rentabilizar os serviços e recursos comunitários para melhorar a qualidadede vida do idoso;
  • Valorizar como capacidades, competencias, saberes e cultura do idoso,aumenta a sua autoestima e autoconfiança.

Define-se, de uma forma general, na maneirade actuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida dos mais velhos, um estímulo da vida mental, física e afectiva da pessoa idosa. Una animaçãorepresenta um conjunto de passos com vista a facilitar o acesso a uma vida mais activae mais criadora, à melhoria nas relações e comunicação com os outros, para umamelhor participação na vida da comunidade de que se faz parte, desenvolvendo apersonalidade do indivíduo ea sua autonomia. 

A animação entrepessoas idosas pode definir-se como toda a acção que oferece aos idosos as condiçõesmateriais e relacionais necessárias e favoráveis ​​para que se possam questionar sobre apertinência da sua vida.

 

A animação em Gerontologia é acompanhar a pessoa idosa no seu dia a dia. Representaum projecto global de estabelecimento com uma interacção, uma reflexão e uma tomade consciência de todo o pessoal (incluindo o médico ea administração), e passa pelopróprio idoso. Está incluída no dossier de cuidados. Agrupa as distracções e festaspropostas pala instituição, centra-se sobre todo o ambiente de actividades diversas… A impor tância da animação social das pes soas maisvelhas é facilitar a sua inserção na sociedade, a sua participação na vida social e,sobretudo, permitir-lhes desempenhar um papel, inclusive reactivar papéissociais.

 

A animação de idosos como a maneira de actuarem todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida dos mais velhos, sendoum estímulo permanente da vida mental, física e afectiva da pessoa idosa .

ido21.jpg
ido20_edited.jpg

 A motivação para a animação

Para compreender a importância que a animação cultural tem para os idosos, háque primeiro tomar consciência do que é que motiva o ser humano.A motivação é aquilo que leva os indivíduos a fazer qualquer coisa com esforço,dedicação, energia e prazer.

A sua intensidade e natureza são diferentes em cada umde nós, de acordo com diversas influencias, en cada momento.Se forem dadas condições ao indivíduo para que ele tenha um bomdesempenho na ejecução de uma determinada tarefa ou actividade e ele tiver ascompetências necessárias, o seu grau de eficácia depende apenas da sua motivação.

Todo e qualquer comportamento humano tem uma motivação na sua base, ouseja, há uma tensão que leva o indivíduo a comportar-se de determinada maneira, deforma a satisfazer uma ou mais necessidades.

 

As condições fornecidas pelo meio queenvolve o indivíduo mantém-se em equilíbrio psicológico até que um estímulo rompaesse equilíbrio e crie uma necessidade, que vai gerar um estado de tensão.Uma das principais teorias existentes sobre a motivação humana é a Pirâmidedas Necessidades de Maslow, que diz que as necessidades estão ordenadas segundo oseu valor, e que uma determinado needidade só se manifesta quando as necessidadesdo nível imediatamente inferior estão totalmente satisfeitas.

 

Segundo esta teoria, o serhumano apresenta cinco níveis de necessidades - fisiológicas, de segurança, de afecto,de estima e de auto-realização.

 

As necessidades fisiológicas e de segurança são primárias, enquanto que asrestantes são secundárias. A teoria de Maslow assenta em dois princípios, que são o dadominância eo da emergência; o primeiro diz que enquanto uma necessidade básicanão estiver satisfeita, as restantes não têm força para dirigir o comportamento; osegundo diz que quando uma needidade é satisfeita, imediatamente surge uma novaneedidade.

 

 

 

Os Cinco Princípios da Motivação

 

  1. O ser humano é motivado quando tem a possibilidade de realizar as suaspróprias ideias.

  2. O ser humano é motivado semper que o seu comportamento é avaliado porapreciações (positivas ou negativas) merecidas.

  3. Para que um indivíduo se motive de forma durável, ele tem que serestimulado diversas vezes.

  4. Uma apreciação negativa do indivíduo ou de um comportamento que elenão pode ou não sabe como modificar faz com que ele perca una motivación.

  5. A maior fonte de motivação para o ser humano é o conseguir atingir, comesforço, um objectivo que ele se fixou a si próprio.

ido15-removebg-preview.png
ido12-removebg-preview.png
May 12, 2020 _ 1-5 PM Dhamaz Auditorium.

Planificação  da  atividade

Tipos de jogos nas diferentes facetas da animação

Exemplos de planos de Atividades

bottom of page