top of page

Animação associada ao desenvolvimento pessoal e social Aqui pretende-se desenvolver o “eu” dos idosos, as suas experiências de vida, as suas emoções e sentimentos. Com esta animação estimula-se o autoconhecimento, a 11 interação entre a pessoa e o grupo e a dinâmica de grupo. Incluímos nesta animação toda a componente de religião, espiritualidade e meditação.

1. Música

Ponha a sua música preferida e desafie um amigo a formar um par de dança

A música incentiva a interação em grupo, o convívio e o reconhecimento da cultura de cada um. Através da música e do canto é possível estimular a participação de todos. Para além disto, a música e o canto atuam no desenvolvimento da inteligência espacial, aumentam a concentração e o raciocínio lógico, reduzem a fadiga e o stress no dia a dia, aumentam as atividades psicomotoras e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

2. eu vejo

Este jogo clássico também pode servir para manter e promover diferentes habilidades cognitivas. Um dos membros do grupo escolhe um objeto dizendo a letra da qual ele começa.

Os outros participantes dizem possíveis objetos até identificá-lo. A pessoa que escolhe o objeto pode dar pistas e relatar o local na sala onde está, se os colegas não puderem adivinhar. Este exercício estimula a memória, a concentração visual e a comunicação verbal.

3. O contador de costumes e tradições

Esta atividade é uma ótima forma dos idosos partilharem as suas experiências de vida. Para a colocar em prática basta pensar em algumas perguntas interessantes e que despertem o interesse de quem participa, como por exemplo:

  • Quais eram as suas brincadeiras preferidas quando era criança?

  • Que tradições e costumes é que acha que se perderam desde então?

Relembrar eventos passados pode ajudar a preservar e a melhorar a memória e permite à pessoa recordar histórias muitas vezes esquecidas.

4. Dançar para se conhecer

Objetivo: fazer com que os idosos se conheçam de uma maneira diferente.

Como fazer: o líder da dinâmica deve pedir que os participantes façam duplas e explicar que, ao começar a música, eles devem dançar e conversar durante cerca de um minuto — falando seus nomes, idades, onde nasceram, o que gostam de fazer, entre outras coisas. Após um sinal, os idosos precisam trocar de duplas e repetir a ação, até que todos os participantes sejam apresentados uns aos outros.

Além de estimular a movimentação do corpo, esta dinâmica estimula também a interação entre os participantes, a perda da timidez, o estabelecimento de contato, principalmente entre pessoas que não se conhecem, e assim por diante. Esta troca é de verdadeira importância, pois, assim, o idoso entende que não está sozinho, que existem muitas coisas ainda serem feitas e com muitas pessoas ao seu redor.

 5.Dinâmica dos Talentos

Objetivo: fazer com que cada participante do grupo reconheça e valorize seus talentos, dons e habilidades.

Material necessário: para a realização desta dinâmica não será necessária a utilização de nenhum material.

Como fazer: esta dinâmica é mais direcionada para grupos que se encontrem com mais frequência. Neste sentido, a ideia aqui é pedir que cada membro, no próximo encontro, traga ou faça algo, diante dos colegas, que represente e retrate ou retrate alguma de suas melhores habilidades e talentos. Pode ser uma apresentação musical, uma dança, um objeto feito pelo próprio participante, uma pintura, bordado, enfim, algo que ele acredite que demonstre, efetivamente e na prática, os dons que os demais ainda não conhecem.

O importante, conforme descrevi no objetivo da dinâmica, é estimular o idoso a enxergar que possui talentos e que estes podem ser utilizados para que ele continue sentindo pleno e realizado, praticando uma atividade que lhe dê prazer sempre.

​

6. Ao ritmo

Também é necessário um grupo de pessoas para realizar esta atividade. Um dos membros executa uma sequência de sons batendo na mesa ou com um objeto e os outros precisam repetir a mesma sequência e com o mesmo ritmo.

Essa atividade aumenta a acuidade auditiva e a atenção através do reconhecimento de estímulos. Também ajuda a manter e melhorar a memória de curto prazo.

7. Amigo secreto milionário

Trata-se de uma dinâmica fictícia,  onde sua intenção é criar laços de afetividade e união no grupo  Recursos para a dinâmica do amigo secreto milionário  Potes com o nome dos participantes Execução para a dinâmica do amigo secreto milionário Prepare um pote ou saco com pequenos papéis dobrados contendo, em cada um, os nomes dos participantes presentes.   Peça que retirem um papel, leiam e não contem a ninguém.   Na brincadeira fictícia de amigo secreto será possível presentear o sorteado com qualquer coisa, sem limites materiais ou financeiros.  Para ficar mais divertido solicite que descrevam o sorteado sem mencionar seu nome a fim de que o grupo possa adivinhá-lo.   Além de descrever o amigo secreto, peça que o participante também descreva o presente e o que motivou sua escolha.   
 

8. Construindo vida 

O tema de criação e criatividade é  bastante recorrente quando os participantes são idosos, pois manter o raciocínio funcionando fornece qualidade de vida, assim na dinâmica construindo vida, o grupo fará um trabalho em conjunto, criando e colaborando.   Recursos para a dinâmica para idosos construindo vida  Folhas de papel coloridas   Tintas plásticas   Execução da dinâmica construindo vida  Peça aos participantes que cada um escolha uma folha de papel de sua cor preferida.   Explique que cada participante deverá utilizar as tintas plásticas para representar em sua folha de papel algo sobre o tema escolhido em conjunto  Após um tempo determinado, peça que os participantes passem seu desenho para o participante ao lado que deverá completa-lo. A atividade segue até que cada um receba novamente seu próprio desenho.
 

bano4.jpg
bano9.jpg
mob1.jpg
bano8.1.jpg
EQUIPO2.jpg
bano3.2.jpg
May 12, 2020 _ 1-5 PM Dhamaz Auditorium.
bano2.jpg
idoso8-removebg-preview.png
bottom of page