top of page

Animação através da expressão plástica: Neste tipo de animação pretende-se que o idoso trabalhe a sua faceta artística através da moldagem (barro, plasticina, pasta de papel, entre outros), bordados, pintura, desenhos, colagem, consiga exprimir algumas das suas emoções. A animação plástica é simultaneamente motora e cognitiva também.

1. Artesanato

Trabalhar o barro envolve tacto, arte e precisão nos detalhes

Esta é das atividades recreativas mais completas e em que o idoso pode trabalhar tanto a pintura, como o desenho, a escultura ou decoração de molduras, canecas e outros objetos. Acaba por ser uma atividade de autoconhecimento que ajuda a evitar a solidão, a depressão e a desenvolver a motricidade manual, promover a criatividade e aumentar a autoestima.

2. Palitos de picolé coloridos podem virar jogo para estimular o cérebro

Quanta coisa dá para fazer com palitos de picolé, objetos tão simples e fáceis de conseguir. Eles podem ser pintados com tinta guache pelo próprio idoso de quarentena ou por alguém que esteja em sua companhia.

Após a pintura, é possível usá-los para criar objetos ou formas, colando-os em uma folha branca ou outra superfície de preferência. Mas não se limite, os palitos de picolé podem ser usados para criar diversas atividades, basta usar a criatividade e/ou dicas da internet.

Muitas das atividades feitas com palito de picolé são ótimas para trabalhar habilidades cognitivas, como por exemplo, a atenção, pareamento de cores e quantidades, memória recente, sequenciamento, categorização, organização etc.

Que tal inovar: tente fazer desenhos para idosos com seus palitos!

3. Plasticina para fazer figuras

O uso de plasticina na elaboração de figuras favorece o movimento e a articulação das mãos e dedos. Além de contribuir para a auto-estima e reforçar o sentimento de auto-aperfeiçoamento.

dores. Es una excelente fuente para títulos, párrafos y más.

4. Pintura

Essa atividade pode ser muito variada, desde a pintura de mandalas ou figuras coloridas, até a pintura em tela ou em diferentes superfícies, como azulejos.

Este exercício aumenta a agilidade manual e, novamente, ajuda a manter a atenção e a concentração. Também promove auto-estima e auto-satisfação.

61OpD+HkVJL._AC_SL1500_.jpg
bano3.2.jpg
bano7.jpg
EQUIPO3.1.jpg
bottom of page