top of page

Animação física ou motora: É aquela em que pretendemos que o idoso faça algum tipo de movimento. A psicomotricidade considera o movimento como uma ação relativa a um sujeito, isto é, uma ação que só se pode compreender nas estruturas neuro psicológicas que o integram, elaboram, regulam, controlam e executam

1. Dança

Dança é uma atividade que exercita o corpo e a mente.

Dançar ajuda a exercitar o corpo e a mente e é uma excelente forma de aliar a recreação para idosos com a atividade física. Promove a interação entre pessoas o que garante o benefício das relações afetivas para os idosos.

2. Bingo online

O Bingo é um jogo clássico onde quase todo mundo pelo menos uma vez na vida já jogou. Esse jogo é um ótimo exercício mental para os idosos, já que por mais simples que possa parecer, o mesmo desenvolve a atenção e a coordenação motora, no momento em que o jogador deve escutar e rapidamente marcar a cartela.

Falando em Bingo, você pode se divertir no bingo online como se estivesse ao vivo desde a comodidade de seu lar. A  Playbonds é um ótimo site que proporciona diversão para todas as idades. Entre na sala de bingo e converse com outros jogadores e aproveite da melhor diversão online.

​

3. Papel colorido

Em grupos de idosos, essa dinâmica mostra-se extremamente eficiente para que eles trabalhem questões sentimentais, principalmente por meio da troca de experiências.

Material necessário: várias tiras papel com diferentes cores;

Execução:

  • Peça para que os participantes fechem os olhos por alguns momentos e imaginem os sentimentos que estão mais presentes em sua mente naquele instante;

  • Depois, cada um deles irá escolher uma tira de papel, que na concepção deles, representa aquilo que estão sentindo;

  • Eles serão agrupados conforme a cor do papel que escolheram. Se o grupo não for tão grande, é interessante escolher poucas cores, e ir aumentando-as conforme o número de participantes;

  • Os grupos terão em média 5 ou 10 minutos para discutir entre si a respeito dos sentimentos que foram despertados, e como eles afetam o cotidiano daquele indivíduo;

  • Passado este tempo, todos os participantes se reunirão em um único grupo, com o intuito de relatar as experiências e como foi a roda de conversa anterior.

4. Brincando de massinha

A princípio, pode parecer algo específico para crianças. Mas além de trabalhar as habilidades manuais, esta atividade permite que imaginação, memória e linguagem sejam estimuladas.

Material necessário: massinha de modelar de várias cores. Execução:

  • Distribua as massinhas aos participantes;

  • Em seguida, peça para que eles as modelem de forma que possam usá-las para contar uma história;

  • A história pode ser algo que realmente aconteceu com eles, ou poderão soltar a imaginação e inventar narrativas completamente fictícias.

5. Desenho para idosos usando silhueta de chaves

Essa atividade usando silhuetas de chaves é muito legal para idosos em quarentena e basta usar chaves de casa, papel e caneta. Quanto mais modelos de chaves, melhor.

Primeiramente é preciso ter cerca de 5 à 10 chaves diferentes, caso não tenha podem ser desenhadas em um papel mais grosso e recortadas.

 

Logo é preciso usar as chaves verdadeiras ou de papel para fazer o contorno de todas elas em uma folha.

Para que a silhueta apareça melhor, pinte de preto todos os contornos das chaves e por fim basta deixar o idoso tentar encaixá-las em seus respectivos moldes ou fazer o pareamento (colocar lado a lado).

6. Musculação

A musculação (ou exercícios resistidos) tem sido muito estudada, com boa segurança tanto articular como cardiovascular. Segundo o geriatra Alexandre Busse, se realizados com supervisão, são os exercícios com maior potencial de aumentar a força muscular e a massa óssea.

“Os benefícios da musculação podem ser alcançados com dois treinos por semana, em dias não consecutivos. Quando associada aos exercícios aeróbicos (150 minutos/semana), os benefícios são ainda maiores: melhora dos fatores de risco cardiovascular (obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemias), controle de osteoporose, sarcopenia (condição médica que se refere à perda degenerativa da massa muscular esquelética e da coordenação) e risco de quedas, melhora da osteoartrite e de dores crônicas, efeitos na depressão, ansiedade e insônia. Também é notável a diminuição da mortalidade e de doenças”, completa.

7. Alongamento

Estudo publicado na Revista Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, mostra que exercícios de alongamento, por serem de fácil aplicação e aprendizagem, tornam-se uma opção simples e eficaz na melhora da capacidade funcional e qualidade de vida de idosos.

“Os alongamentos são recomendados para melhorar a flexibilidade, com benefícios na funcionalidade, equilíbrio e controle de dores de origem muscular. Em geral são associados a outros tipos de exercícios, ao final do treino”, pontua o professor de geriatria Alexandre Busse. Podem ser feitos antes e depois da caminhada, por exemplo.

O educador físico Thiego Socoloski lembra que os alongamentos são recomendados principalmente para idosos com pouca mobilidade, que tenham limitações para realização de atividade mais vigorosas.

8. Caminhada

As caminhadas são excelentes para promover o convívio social, melhoram o ritmo cardíaco e fortificam os músculos e articulações. O idoso deve começar por distâncias curtas e ir aumentando a distância ao longo dos dias de caminhada. Deve chegar a fazer 30 a 60 minutos de caminhada, três vezes por semana. É muito importante fazer alongamentos após as caminhadas, para evitar lesões.

9. Cada ovelha com seu parceiro

Este jogo consiste em agrupar todos os elementos da mesma categoria que são apresentados misturados em uma mesa.

Os objetos a serem utilizados podem ser muito variados, desde leguminosas (neste caso, você pode misturar lentilhas, grão de bico e feijão para depois separá-los em sua categoria correspondente), botões de diferentes tamanhos ou cores, cartas de um baralho etc.

61OpD+HkVJL._AC_SL1500_.jpg
EQUIPO9.jpg
EQUIPO4.jpg
bano2.jpg
May 12, 2020 _ 1-5 PM Dhamaz Auditorium.
bano3.2.jpg
bano1.jpg
mob1.jpg
bano7.jpg
bano5.jpg
bano9.jpg
bottom of page